Promovido pelo Projeto Primeira Infância Cidadã, o encontro “A Criança e a Cidade”, acontece no dia 2 de dezembro, às 19h, com transmissão pelo Youtube.
As cidades precisam ser pensadas com e para as crianças. Espaços públicos, parques e locais que permitem que as crianças brinquem e interajam, associados a serviços públicos de qualidade são essenciais e impactam no desenvolvimento infantil. Para discutir esses e outros importantes aspectos, o Projeto Primeira Infância Cidadã irá promover no dia 2 de dezembro, quinta-feira, às 19h, o webinário “A Criança e a Cidade”. No encontro virtual Mônica Sâmia, Doutora em Educação, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social, receberá a arquiteta e urbanista Bia Goulart, mestre pela UFRJ, representante do Brasil no grupo arquitetura e infância, da União Internacional de Arquitetos – UIA. Juntas, elas vão falar da importância da escuta da criança por gestores públicos, atores sociais e sociedade civil para a construção de cidades amigáveis para a infância e que permitam o crescimento saudável das crianças em diferentes questões. O evento terá tradução em libras e será transmitido pelo Youtube (https://www.youtube.com/user/ongAVANTE).
O webinário gratuito faz parte da programação de atividades do projeto Primeira Infância Cidadã realizado pela Avante em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios pela Primeira Infância. O PIC busca priorizar a primeira infância na agenda municipal e apoiar os municípios no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), especialmente no que se refere à promoção e defesa dos direitos da criança.
Sobre as palestrantes
Bia Goulart – Arquiteta-Urbanista, formada em 1983 na FAUUSP e mestre pela FAUUFRJ, onde colabora com o grupo Ambiente-Educação. Participou da criação e implantação dos Centros de Educação Unificados (CEUs)de São Paulo e do Bairro-Escola de Nova Iguaçu/RJ, onde foi secretária adjunta de educação. Atua no campo de projetos participativos de arquitetura e urbanismo articulando educação e território, sendo premiada por projetos da praça-escola de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro, da escola sustentável de Serra Grande na Bahia, entre outros. Faz parte do centro de referências em educação integral e da direção da Fábrica – Escola de Humanidades de ensino médio, dentro da Escola da Cidade.
No IAB/SP faz parte do GT Infâncias, juventudes e cidades que atua em projetos e pesquisas de espaços escolares e urbanos. Representa o Brasil no grupo de arquitetura e infância da união internacional de arquitetos. Autora de livros e artigos dentre os quais Centro SP-Uma Sala de Aula, Territórios Educativos para a Educação Integral, O pátio como ter(rito)rio de passagem entre a escola e a cidade, entre outros.
Mônica M. Sâmia – Doutora em Educação na Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016). Mestra em Educação e Contemporaneidade (2009) e Pós-Graduada no curso A Formação do Professor Alfabetizador – Leitura e Linguagem (2001), ambas pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB, Pedagoga (1986). É consultora associada da Linha Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais na Avante Educação e Mobilização Social – ONG desde 1999, onde atua em projetos sociais como coordenadora e formadora. Tem ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Educadores e Formadores, principalmente na educação infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, desenvolvendo projetos junto a redes públicas e elaborando materiais pedagógicos de referência. Foi consultora do MEC, UNDIME, UNICEF. Atualmente, é coordenadora do Grupo Gestor do Fórum Baiano de Educação Infantil. Em 2017 lançou o livro “Diálogos sobre a formação de formadores da educação infantil”, pela Ed. Appris.