Um dos destaques do Empreenda Caraguatatuba 2021 foi a palestra da consultora do Sebrae, Lívia Torres, que abordou o tema do Marketing no Turismo. Passo a passo, ela explicou aos presentes que hoje o Litoral Norte é uma das mais importantes regiões turísticas do Estado de São Paulo, tanto que foi agraciada com o prêmio Top Destinos Turísticos deste ano.
“O turismo é um segmento que não se pode trabalhar sozinho. Poder público e iniciativa privada precisam estar juntos para agregar a região, por isso a importância de vocês é fundamental”.
Ela destaca que o marketing digital leva em consideração a forma como o cliente vai conseguir a informação, seja por mobile, email marketing, blogs, sites e outras ferramentas acessíveis. “A presença digital é para o posicionamento da marca e são sete passos para que ela possa ser construída no mundo online”.
Como exemplo, Livia cita que é preciso conhecer seu cliente, definir como vai se posicionar na internet, construir um site, produzir conteúdo relevante, estar presente nas redes sociais, planejar as divulgações e monitorar, ajustar e começar de novo sempre que for necessário.
Ela apontou que estima-se que 68% dos estrangeiros que visitaram o país no ano passado usaram a internet para planejar a viagem, de acordo com o Ministério do Turismo, e que a cada hora internautas de todo o mundo realizam 625 mil buscas no site Google sobre viagens, de acordo com dados da empresa. “O turista sonha, planeja, compra, experimenta e compartilha. Aí entra a importância de vocês terem uma excelente estratégia de marketing”.
Se comunicar com o cliente também é muito importante de forma que a empresa seja sempre lembrada. Entra aí, também, as redes sociais, com 130 milhões de usuários brasileiros no Facebook e 69 milhões no Instagram. A consultora do Sebrae reforça que planejamento, estratégias e aquele gostinho de quero mais são ações que precisam ser adotadas para o bom alcance do produto vendido.
No final da palestra, ela destacou o vídeo lançado pelo governo do Estado na Feira Internacional de Turismo realizada em Buenos Aires que apresenta as cidades do Litoral Norte como destino para o ano todo. “Esta é uma oportunidade para todos desse segmento”.