A prática de Educação Ambiental é desenvolvida em todas as etapas de ensino da rede municipal de Caraguatatuba. Atividades como o cultivo de hortas e espaços verdes estão presentes em mais de 30 unidades escolares da rede municipal.
Ações com o objetivo de conscientização e educação socioambiental, como os mutirões de limpeza de praia, também são integradas às atividades com participação de estudantes.
Através do Setor de Projetos, é promovido o Projeto Hortas Educativas, que tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escolares. As hortas misturam pedagogia e consciência ambiental, cultivo, inclusão e consumo de alimentação saudável, tudo isso em um só espaço, incentivando as boas práticas na continuidade de seus cuidados.
Na última semana, alunos da EMEI Mª de Lourdes Lucarelli Perez, no Indaiá, participaram da atividade de colheita de hortaliças no espaço implantado na unidade através do Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras.
Durante a atividade foram colhidos alfaces, rabanetes e ervas que foram utilizados no preparo de refeições na unidade.
O Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela Petrobras, é uma medida mitigadora exigida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e do trecho terrestre do gasoduto Gasmex, em Caraguatatuba.
Praia limpa
No último final de semana, alunos, professores e funcionários da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no bairro Jetuba, participaram de uma ação integrando educação ambiental e mutirão de limpeza de praia para retirada de resíduos da Praia do Capricórnio e Lagoa Azul, na região norte de Caraguatatuba.
O objetivo da atividade é sensibilizar e conscientizar alunos, professores e moradores sobre a melhor forma de usufruir dos benefícios das praias, sem causar prejuízos aos elementos da natureza e aos ecossistemas.
A secretária de Educação de Caraguatatuba, Márcia Paiva, destaca a importância das atividades de educação ambiental realizadas nas unidades da rede municipal. “Acreditamos que esses ensinamentos podem transformar nossa vivência e relação cotidiana com o meio ambiente, para que possa ser mais saudável e sustentável. Aluno, família, sociedade e educação ambiental interligadas em atividades que realmente podem favorecer a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente”, concluiu a secretária.