A segunda palestra do Empreenda Caraguatatuba 2021 deste sábado (4), apresentou ao público participante que é possível qualquer empresa vencer uma licitação, seja ela de pequeno ou de grande porte. Ministrada pela administradora de empresas, Flávia Oliveira, a apresentação ‘Como Vender para o Governo’ explicou que com conhecimento e organização as micros e pequenas empresas têm chances de vencer uma licitação pública.
Flávia apresentou a legislação e orientou aos participantes que mais que conhecer as leis e regras, o mais importante é ter a documentação pronta. “Após juntar todos os documentos, aí sim é a hora de concorrer para licitação. Todos os órgãos públicos exigem a mesma documentação. Já vi empresas perderem concorrência de mais de R$ 1 milhão por causa de um documento”, explicou.
Segundo a palestrante, outra observação a ser feita antes de procurar concorrência é fazer a análise de viabilidade. “É analisar se sua empresa após vencer a licitação vai ter estoque, vai conseguir cumprir prazo, entre outros detalhes, que caso não sejam atendidos, a empresa tem penalidades”, destacou Flávia.
A empresa precisa ter uma rotina de sucesso com definição de raio de participação, busca de licitações em sistemas informatizados, análise do edital e preenchimento do controle de licitações, controle do fluxo das licitações, monitoramento dos resultados, conferência de licitações, elaboração de documentos, montagens de habilitação e carta proposta, representações em sessões públicas e realização de visitas técnicas.
Dentre as rotinas de sucesso, Flávia ressalta os sistemas informatizados. “Invistam em sistemas que busquem as licitações. Ter uma pessoa que diariamente entre em todos os sites públicos é muito trabalhoso e perde tempo. Hoje em dia esses sistemas tem um valor acessível e muito mais eficaz”, explica.
Para a palestrante, o segredo para uma empresa ganhar uma licitação está no conhecimento. “Para concorrer não é necessário contratar advogado, pois todo o processo é administrativo. Basta estar preparado. Estudem sobre o assunto, para que consigam cumprir cada etapa. Venda para o governo e aumente seu faturamento”, concluiu.
Flávia Oliveira possui a empresa de consultoria O2M, é administradora de empresas e cursou administração pública pela FGV/RJ. Também formada em pós-graduação de Gerente de Cidade pela FAAP e conta com experiência de quase 20 anos em processos licitatórios como Gestora Pública de diversas secretarias.