O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participou na quinta-feira (15) de um simulado de regaste promovido pela Concessionária Tamoios em um dos túneis da nova serra da rodovia que dará acesso ao Litoral Norte.
Segundo o coordenador de enfermagem e responsável técnico do SAMU Marcelo Santana, o treinamento simulou o resgate e o atendimento pré- hospitalar às vítimas em caso de um acidente dentro do túnel.
Santana contou que nove ‘vítimas’ foram resgatadas e atendidas no túnel de serviço utilizando o método ‘start’ que viabiliza a rápida avaliação das condições fisiológicas de casa um. “O método é dividido em prioridades de atendimento. Aqui Brasil, eles são: vermelho, amarelo, verde e preto ou cinza”.
Antes de iniciar a ação, os profissionais receberam orientações para coordenar e ajustar alguns pontos sobre a logística do atendimento de resgate e atendimento pré-hospitalar das vítimas. Marcelo Santana explicou que o encaminhamento às portas de emergências especializadas foi mediante a comunicação com Centro de Regulação de Ocorrências (CRO) do SAMU.
O objetivo do simulado foi mostrar aos profissionais quais procedimentos deverão ser adotados em casos de acidentes no trecho. “Isso vai ser muito importante para que todos saibam o que fazer e como fazer, além de integrar todos os serviços disponíveis em busca de um atendimento de qualidade e salvar vidas”, disse o coordenador.
Ele ainda ressaltou que a simulação ajuda mensurar o tempo de resposta assegurando um atendimento rápido e eficiente, além de visar sempre o aprimoramento das equipes.
O simulado envolveu os profissionais da Concessionária Tamoios (resgate), duas ambulâncias do SAMU, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e outra avançada (USA), Corpo de Bombeiros, helicóptero Águia da Polícia Militar, GRAU SJC (resgate), Polícia Rodoviária, Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).
O SAMU de Caraguatatuba realizou atendimento a três ‘vítimas’. Duas foram socorridas pela USA, sendo que uma delas foi transportada para o helicóptero Águia e, posteriormente, para HRLN, enquanto a outra vítima foi encaminhada à CSSM. A USB foi utilizada para transportar outra vítima à CSSM.