A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sabesp, realizaram nesta quinta-feira (6) a entrega da documentação de guias de emplacamento para os moradores da Rua Pica Pau, no bairro Jardim Gaivotas. Com esse documento os moradores podem ter acesso ao tratamento correto de esgoto pela Sabesp e as ligações das caixas de inspeção. A ação começou às 9h e irá até às 16h. A estimativa é que mais de 100 casas da Rua irão receber atendimento no período.
Normalmente, para receber essa documentação o morador tem que fazer uma solicitação na Prefeitura. Depois, o documento é mandado para a Secretaria de Urbanismo onde será analisada a necessidade da guia de emplacamento para a casa.
Contudo, a Secretaria de Urbanismo preferiu levar o atendimento para mais perto dos munícipes, por isso, foi montada uma tenda onde eles puderam ter acesso aos servidores do Urbanismo e da Sabesp, facilitando para que levassem os documentos e tirassem suas dúvidas.
O morador Orlando dos Santos ficou muito feliz com a ligação e disse que “a importância dessa ação é, justamente, ter a purificação das águas, principalmente para nossos rios e mares e assim contribuir para o meio ambiente”.
Já Flavia dos Santos, moradora do Jardim Gaivotas há 19 anos, fala que sempre teve problemas de esgoto. “Essa ação conjunta da Prefeitura com a Sabesp vai ajudar muito a liberação de esgoto de forma correta para o município”.
Em agosto de 2021, a Sabesp e o Governo do Estado de São Paulo inauguraram o sistema de esgoto nos bairros Jardim Gaivotas. A inauguração contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior e Marcos Penido, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
As obras fizeram parte do Programa Onda Limpa e consistiram na execução do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de redes coletoras e ligações domiciliares de esgoto e a instalação de estações elevatórias e emissários para bombeamento do esgoto coletado.
Nas obras do Jardim Gaivotas foram assentados 19,1 mil metros de rede e executadas 1.954 conexões domiciliares de esgotos, atendendo quase 9 mil pessoas do bairro. O investimento foi de R$ 12,1 milhões.
É importante ressaltar que as obras do Jardim Gaivotas melhoraram as condições de vida de toda a população e impactaram positivamente no meio ambiente e contribuíram para a melhoria da balneabilidade das praias do Litoral Norte.