A Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua coletando amostras em residências para obter o resultado da primeira avaliação de densidade larvária (ADL) do ano.
Nesta semana, os agentes do controle da dengue do CCZ estão percorrendo as ruas do bairro Rio do Ouro, região central.
Ao todo, 1.796 imóveis já foram visitados. Segundo o CCZ, um resultado preliminar apontou que as amostras coletadas em 34 imóveis foram positivas para Aedes aegypti.
Coordenador das equipes de controle da dengue, o biólogo Ricardo Fernandes disse que intenção é finalizar a ADL na próxima segunda-feira (31). O resultado será obtido após essa data, mas há uma preocupação com a previsão de fortes chuvas atingirem a cidade nos próximos dias. “Essa situação dificulta o trabalho dos agentes e o resultado pode demorar a sair”, explicou.
O resultado da ADL indica o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti do município. Com ele, a Secretaria de Saúde cria ações de combata aos criadouros e as doenças.
O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya que, atualmente, tem sido uma preocupação da Secretaria de Saúde. De acordo com o Governo do Estado, muitos municípios têm registrado surto da doença.