A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, finalizou na sexta-feira (18), o curso de Decoração de Festa para moradores do Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 20 munícipes participam do curso.
A ação faz parte do Ciclo de Cursos do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II, núcleo residencial do Travessão, região sul de Caraguatatuba.
No primeiro dia de aula, os alunos tiveram uma apresentação sobre o curso e o planejamento sobre como decorar uma festa corretamente. No decorrer do curso os moradores do Nova Caraguá II aprenderam sobre a confecção de sua própria decoração, confecção específica de enfeites para mesas e, por fim, como executar um projeto completo de festa.
A professa Vanessa Faleiros Moro, que ministrou as aulas, nos informou que “a importância desse curso foi fazer os alunos aprenderem sobre os diversos tipos de técnicas que podem gerar renda com festas ou através do artesanato em si. Então, além de decorar uma festa, no final do curso o aluno também estará apto para arrumar a decoração para outros eventos como, por exemplo, uma decoração para a Páscoa ou para o Dia dos Namorados”.
A aluna Maria Aparecida Salermo nos contou que “eu achei o curso maravilho, eu aprendi coisas nesse curso que eu nunca tinha aprendido na minha vida. Abriu mais o meu entendimento e eu também adorei a professora e só tenho a agradecer a Prefeitura por nos proporcionar esse curso tão bom”.
Já Maria Aparecida Nascimento achou que “o curso foi muito bem aproveitado, nós aprendemos muito bem a como fazer uma festa. Agora podemos fazer nossa própria festa, teve muito companheirismo entre os alunos e agradeço a todos que puderam proporcionar esse curso para nós”.
O secretário da Secretaria de Habitação, Carlinhos da Farmácia, avalia a importância do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial para os moradores do Nova Caraguá II. “O PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) é muito importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária”, ressaltou.
“Uma ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social”, finalizou o secretário.
Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Nova Caraguá II
O Empreendimento Nova Caraguá II, atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Mas o Programa vai além da construção de moradias, ele desenvolve atividades programadas no PDST (Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias a cerca de suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.
Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária. Outra ação importante do Projeto Social é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do Empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.