A oncologia é a área da saúde que cuida de pacientes portadores de câncer. Receber este diagnóstico pode ser um momento delicado e, por esta razão, é fundamental uma equipe especializada e humanizada para o melhor acolhimento do paciente e de sua família.
No Dia Mundial do Câncer, iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), é de suma importância aumentar a conscientização de toda a população referente aos fatores de risco e possibilidades de prevenção desta doença. O principal objetivo é aumentar as taxas de diagnóstico precoce, o que aumenta os índices de cura e reduz a carga do tratamento.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a ocorrência de aproximadamente 14 milhões de novos casos de câncer em todo o mundo, número que deve chegar a 21 milhões de novos casos em 2030.
A médica oncologista, Dra. Karla Souza, do Hospital viValle comenta que há dois tipos de fatores de risco, os modificáveis, que estão relacionados aos hábitos de vida, e os não-modificáveis, relacionados por exemplo a idade e fatores genéticos.
Prevenção e diagnóstico precoce. Para prevenir o câncer, há a necessidade de uma alteração de alguns hábitos de vida. “Ter uma boa alimentação, praticar atividade física, controlar o peso corporal, abolir o tabagismo, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, usar filtro solar e receber vacina contra HPV e hepatite B são exemplos de ações que ajudam na prevenção e no cuidado da doença”, esclarece a médica.
Atualmente, apesar do estigma negativo, o tratamento contra o câncer evoluiu rapidamente, permitindo um melhor controle da doença e proporcionando qualidade de vida aos pacientes. As chances de cura aumentam progressivamente e os pacientes vivem cada vez mais e melhor.
12 dicas para prevenir o câncer
– não fumar;
– adotar uma alimentação saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– praticar atividades físicas;
– amamentar;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
– vacinar-se contra a hepatite B;
– evitar bebidas alcoólicas;
– evitar carnes processadas;
– evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.
(Fonte: Instituto Nacional de Câncer)
Centro de Oncologia viValle
O Centro de Oncologia viValle tem como missão oferecer atendimento de excelência ao paciente oncológico, com o compromisso de um tratamento atualizado seguindo protocolos internacionais, e reunindo os melhores profissionais da área: médicos com formação nos mais renomados centros do país, além de equipes de enfermagem, farmácia, nutrição e psicologia com ampla experiência e formação especializada.
O Centro de Oncologia viValle dispõe também da completa infraestrutura do Hospital, o que permite um cuidado integral com o paciente, desde a fase pré-diagnóstica e durante todo o acompanhamento oncológico.
Caso seja necessário atendimento emergencial, o Pronto Atendimento viValle oferece a segurança de ter na retaguarda o prontuário e histórico do tratamento do paciente, garantindo um atendimento mais adequado às necessidades individuais de cada paciente.
Informações à Imprensa
Pedro Luvizotto | hvv.comunicacao@vivalle.com.br | 12 98812-2869