A equipe de Natação da Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (1º), a visita de Eric Sona, um dos principais técnicos brasileiro da modalidade.
Sona é envolvido com a natação desde 1982, se tornando professor em 1994 e, posteriormente, técnico em 2003. Ele acumula inúmeras conquistas em sua carreira, desde campeonatos paulistas, sul-americano e um vice campeonato pan-americano. Agora, o técnico se despede do Brasil com destino aos Estados Unidos para comandar um projeto de natação em Connecticut.
“Meus pais moram aqui em Caraguatatuba e os dois participam de atividades esportivas e competem pela cidade nos Jogos dos Idosos. Meu convívio com a cidade e com os atletas daqui sempre foi muito saudável”, diz Sona.
O técnico explica ainda que ao conversar com jovens nadadores, sempre tenta aconselhá-los exemplificando sua experiência de vida e profissional no esporte. “Faço questão de salientar a importância das atitudes, posturas e compromissos que todos os atletas de alto rendimento devem ter”, explana.
Eric Sona avalia também a troca de experiência com os jovens nadadores do município, que são hoje a terceira melhor equipe de natação de águas abertas do Brasil. “Os atletas de Caraguatatuba são muito educados e receptivos. A equipe prestou muita atenção em meus ensinamentos e experiências. Além da união, considero hoje o João Baduca, treinador de Caraguatatuba, um dos melhores do Brasil na Maratona Aquática. Foi maravilhoso trocar uma ideia com a galerinha da cidade”, finaliza.
Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes de Caraguatatuba, salienta a importância para os atletas terem este tipo de atividade extra treino. “O atleta necessita, constantemente, dessa troca. Os treinos são sim de grande importância. Porém, dar aquela quebra de rotina para os atletas os motivam a ser ainda melhores.”, explica.
De acordo com o técnico da equipe de natação de Caraguatatuba, João Baduca, Sona é um mentor que teve muita influência em sua metodologia de treino. “A equipe de Caraguatatuba tem a essência do Eric Sona. Grande parte da metodologia de treinos e trabalho que aplico aqui para a equipe foi extraída dele. Ele foi o primeiro técnico que me recebeu e me ensinou muitas coisas que hoje levo para meus alunos”, comenta Baduca.
“Eu gostei bastante da palestra. Ele aprofundou sua metodologia para mim e meus colegas atletas. Além disso, nos treinos, consegui tirar duvidas e ele corrigiu minha técnica de natação com uma explicação fácil e motivadora. Foram momentos bem especiais”, diz Isabela Perroni, nadadora de 17 anos.