A exposição será aberta no próximo dia 23/02 e contará com coquetel de abertura partir das 18h, ao lado da Caixa Econômica Federal, no Serramar, com a presença do diretor executivo da Funap, Henrique Pereira de Souza Neto, e do diretor adjunto, Daniel Augusto Ramos Ingnácio.
Quem passear pelo Serramar Shopping entre os dias 23 de fevereiro a 20 de março pode conhecer “por meio da arte”, um pouco do trabalho da Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), responsável pelo desenvolvimento de programas voltados à recolocação do preso na sociedade, de forma saudável e produtiva.
“Ressocializar Integra” é uma exposição composta por fotos profissionais capturadas por Guto Âmbar, que retratam o trabalho no interior das Unidades Prisionais com foco na reintegração social, por meio do trabalho dos presos, e na criação de um ciclo sustentável de produção, capaz de aliar dignidade humana e responsabilidade comunitária e pessoal ao processo de reintegração social, de forma a obter os melhores resultados possíveis junto à sociedade.
A exposição que já esteve em cartaz em estações de metrô e linhas de trem em São Paulo, mostra o dia a dia das Oficinas Escolas Funap e os produtos confeccionados. Para o diretor executivo da Funap, Henrique Pereira de Souza Neto, “a exposição mostra a importância do trabalho no processo de ressocialização do reeducando, tornando-o uma pessoa apta à reinserção social”.
CDP de Caraguatatuba – Desde novembro de 2021, 12 presos em regime fechado do Centro de Detenção Provisório de Caraguá trabalham na Oficina de Marcenaria, produzindo tábuas de frios, colheres de madeira e outros objetos da linha gourmet e marcenaria geral. A expectativa é que esta Oficina passe a ter 24 reeducandos neste ano.
“Os reeducandos são escolhidos pela “disciplina” dentro o CDP. Além de aprenderem uma nova profissão (de marceneiro), eles tem a pena diminuída (a cada 3 dias de trabalho, diminui 1 dia de pena a cumprir) e ainda recebem um auxílio em dinheiro por este trabalho. Nas outras unidades prisionais do Estado de SP, os reeducandos produzem móveis corporativos e escolares, uniformes da PM, além de artesanato na linha pet, tapetes e muito mais”, explica André Mazzocatto, gerente regional, e confirma que o CDP no Litoral Norte abriga cerca de 1.300 presos atualmente.
Importante ressaltar que os produtos fabricados nas oficinas são vendidos através do site https://funap.com.br/loja/.No e-commerce os interessados podem adquirir produtos de todas as oficinas. Vale muito a pena conferir.
A Funap disponibiliza uma grande variedade de produtos de artesanato, confeccionados em diversos materiais e com diferentes técnicas de produção a preços competitivos. Estes produtos são submetidos a um rígido controle de qualidade em todas as etapas do processo de produção, desde a compra e checagem das matérias-primas até́ o acabamento.
Além disso, ao adquirir os produtos da Funap, a pessoa contribui para a manutenção de programas de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura para todos.
Funap – A Fundação planeja, desenvolve e avalia programas sociais para os presos e egressos (ex presidiários) das 179 penitenciárias do Estado de São Paulo, em conjunto com a SAP, oferecendo estudo, qualificação, aprendizado profissional e oportunidade de trabalho remunerado.
É um grande e completo trabalho de ressocializar.
Exposição: Ressocializar Integra (gratuita)
Período: de 23/02 a 20/03/2022
Coquetel de Abertura: dia 23/02, às 18h.
Local: Serramar Shopping, ao lado da Caixa Econômica Federal.
Endereço: Av. José Herculano, 1.086 – CEP: 11672-901 Caraguatatuba – São Paulo – SP – KM 5 Rodovia Caraguá/São Sebastião.
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e Feriados, das 12h às 21h.
Caraguatatuba, 15 de fevereiro de 2022.
Assessoria de Imprensa do Serramar Shopping
Jornalista Bruna Briti (MTB 32.441) – Tel. (12) 98218.3382
Texto: Felipe Riela By Agência Gentecom