A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (SECER), promoveu neste final de semana a aula de Defesa Pessoal Feminina de Krav Maga, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG).
A aula recebeu no sábado (12) cerca de 20 mulheres que aprenderam com o professor Rodrigo Moura técnicas de defesa corporal. As participantes entregaram 1 kg de alimento não perecível para a realização da inscrição.
O professor Rodrigo Moura, que é instrutor de Krav Maga, Hapkido e Judô, parabenizou a Prefeitura de Caraguatatuba por difundir estes tipos de ações para as mulheres. “Hoje em dia, infelizmente, os casos de violência contra as mulheres só cresce. O Krav Maga é uma das artes marciais que mais ajuda a mulher nesse sentido, devido à simplicidade dos movimentos e sem precisar de muita força”, diz.
Samara Aguilar, presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, participou do seminário e avalia a importância dessas ações para as mulheres. “Além de ser um esporte e proporcionar todos os benefícios que práticas esportivas proporcionam para nosso corpo, ter noções de defesa pessoal diminui sua fragilidade em alguma situação extrema, de necessidade de autoproteção”, explica.
Camila Mesquita, 30 anos, professora de Jiu Jitsu de Caraguatatuba, moradora do bairro Tinga, conta que já presenciou abusos contra mulheres e que o seminário teve uma grande importância para transmitir conhecimentos para outras pessoas. “Foi sensacional tanto pra mim como pra outras mulheres participantes. Foi bem legal, produtivo e descontraído. Tenho certeza de que todas as mulheres que participaram estão com outra visão sobre defesa pessoal”, comenta.
“Quero agradecer ao prefeito Aguilar Junior por ter essa visão e sensibilidade com as mulheres, nos dando uma oportunidade de aprendermos técnicas de defesa pessoal diante de um cenário de violência como tem sido frequente em nosso país”, finaliza.
Os alimentos arrecadados serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
O secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo, salienta a importância dessas ações no município. “O esporte em Caraguatatuba é sempre difundido e descentralizado, queremos sempre atingir o maior número de pessoas possíveis. Queremos cada vez mais fomentar e proporcionar esses tipos de aulas e seminários para a população como forma educativa e social”, disse.