Muitas pessoas com deficiência ou mesmo idosos que não tiveram a chance, até o momento, de aprender a nadar, terão essa oportunidade no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi). Toda sexta-feira haverá aula de Introdução ao Meio Líquido.
Como a aula será para um público que tem certo receio de estar na água, o professor Thiago Intrieri, responsável pelo time de natação para PcDs, que treina no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), fez uma capacitação para os professores Zaqueu Anderson de Souza e José Roberto da Silva, responsáveis pelas aulas no Ciapi.
“Temos uma grande demanda de pessoas com deficiência e idosos que querem aprender a nadar. Vou repassar técnicas de natação adequadas para pessoas com deficiência e de como adaptá-las ao meio líquido”, explicou Intrieri.
Ele demonstrou aos colegas formas de como auxiliar o aluno na água, como segurá-lo de acordo com sua necessidade, o passo a passo da respiração dentro da água, das braçadas e pernadas. Por exemplo, no caso de um deficiente visual, orientá-lo da distância em passos, pernadas ou braçadas até as bordas, tanto no comprimento quanto na largura da piscina, a forma de orientar os movimentos.
“Gostei muito da capacitação porque aprendi muita coisa nova para colocar em prática com os novos alunos. Ter a supervisão do Thiago, que já é muito experiente e responsável pelo treinamento do time de competição dos paratletas da cidade, foi realmente um diferencial”, avaliou Zaqueu.
O colega José Roberto acrescentou: “são detalhes que, às vezes, nem percebemos, no momento de ensinar os alunos com deficiência ou idosos, que fazem toda diferença para eles gostarem de nadar e evoluírem no esporte”.