Os alunos da EMEF. Antônia Antunes Arouca, localizada no bairro Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, participaram, nos dias 18 e 19 de abril, do projeto ’Redescobrindo o povo caiçara’, desenvolvido pelo professor Sidnei de Souza, que leciona a disciplina de geografia na unidade.
Participaram alunos dos 7º anos, com o objetivo principal de analisar através de registro histórico-geográfico as características do povo e valorizar a sua beleza em diferentes tempos e lugares, conhecerem a cultura caiçara, e junto do professor elaboraram um estudo de campo sobre a comunidade, tendo conhecimento das modificações do espaço visitado nos dias de pesquisa.
Inicialmente houve um bate-papo com alguns pescadores da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, que falaram sobre animais marinhos que são cultivados nessa região da cidade, os processos desde pesca à preparação para vendas em peixarias e quiosques.
Acompanhados dos pescadores, os alunos observaram o processo do preparo de mariscos para o comércio e consumo, assistindo a retirada dos mariscos, a limpeza de crostas e organismos que vivem ao redor da concha. Observaram de perto os animais que são retirados junto das crostas do mexilhão, podendo os pegar na mão com o uso de luvas de borracha e lupas para observarem melhor e conhecer os microrganismos marinhos.
Eles também desenvolveram a temática sobre a prática de esportes físicos na praia, como vôlei, natação, futebol, dentre outros. Os professores da unidade contribuíram para que essa aula externa fosse possível, levando os alunos a conhecerem de perto as histórias e presenciar um pouco da prática caiçara.