Nos últimos dias, além dos 165 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, duas outras importantes datas foram comemoradas.
No dia 23 foi comemorado o ‘Dia Nacional de Educação de Surdos’, criado para celebrar as lutas e conquistas da escolarização de estudantes surdos e a integração no ensino regular.
Já o dia 24, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), marca o resultado de uma luta da comunidade surda. A data foi criada para celebrar o uso e a regulamentação desta forma de comunicação utilizada pela comunidade surda, que também é uma importante ferramenta para a inclusão social.
A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, é referência no atendimento de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), além de ser a única cidade do Litoral Norte a contar com uma escola bilíngue para surdos. Através do setor de Educação Inclusiva, é garantido o acesso e a permanência dos alunos a um ensino de qualidade, minimizando as barreiras e potencializando suas habilidades.
Com foco nisso, todos os eventos do aniversário do município contaram com tradução em Libras, com a participação dos intérpretes Talita Fernanda, Alberth de Sousa Mattos Muniz e Alan Moura de Paula.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, destacou a importância desta ação. “Estamos atentos em garantir a acessibilidade comunicacional e a sensibilização de todos quanto à esse direito. Nosso agradecimento ao trabalho dos nossos queridos intérpretes”, concluiu.