O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforça à população a importância da vacinação antirrábica aos cães e gatos acima de três meses de idade. É uma doença que além de contaminar os animais, afeta também os humanos e, por isso, a imunização é indispensável.
O CCZ destaca que, atualmente, não são mais realizadas campanhas de vacinação antirrábica no Estado de São Paulo porque a raiva canina e felina está controlada. Mesmo assim, o vírus circula, pois também é manifestado em morcegos, por isso, a importância de manter os animais vacinados nos pontos de rotina, que em Caraguatatuba é no CCZ.
A vacina é gratuita, sendo disponibilizada pelo Ministério da Saúde aos Estados e encaminhada aos municípios. Em 2021, 2.338 animais foram vacinados e em 2022, até o momento, 640 pets receberam a imunização.
O proprietário deve procurar o CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, exceto em finais de semana, feriados e pontos facultativos, sem necessidade de agendamento.
O coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, explica que a raiva é uma doença grave, que não tem cura, que afeta no modo geral os mamíferos, inclusive o ser humano, e o único meio de prevenção é a vacina. “As pessoas devem ter cuidado ao ter contato com animais atropelados ou desconhecidos para evitar qualquer infecção”.
“Caso a pessoa seja mordida por algum animal (cão ou gato), ela deve imediatamente lavar o local com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima. Será feita, então, uma notificação e o CCZ fará o acompanhamento do animal durante 10 dias para observar a evolução, se apresentará algum sintoma de doença ou não”, explica Garrido.
O CCZ está localizado na Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia. Telefone: (12) 3887-6888.