A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), entregou, na última quarta-feira (27), mais 37 guias de emplacamento para moradores do Jardim Gaivotas. Desta vez, a ação de entrega da documentação foi realizada na Avenida Cardeal.
Ao todo, 102 pessoas do bairro foram atendidas pelas equipes da Secretaria, juntamente com funcionários da Sabesp. Com esse documento, os moradores conseguem a autorização para instalar a caixa de inspeção na calçada e solicitar a ligação de esgoto à rede coletora implantada na referida via.
O aposentado Geraldo de Souza Rezende, 75 anos, ficou satisfeito com o serviço. “Eu saio daqui muito contente com esse atendimento. Agora, eu posso regularizar o meu esgoto e contribuir para manter a cidade cada vez mais limpa”, disse.
A ação promoveu, ainda, o esclarecimento de dúvidas, permitiu a consulta de processos e prestou informações gerais sobre ligação de esgoto e caixa de inspeção. O atendimento à população ocorreu das 9h às 16h, em tendas montadas em um ponto central da avenida.
Com essa espécie de mutirão, a Secretaria de Urbanismo procura atender um maior número de munícipes, evitando que eles tenham de se deslocar até o bairro Sumaré, e, ao mesmo tempo, tendo a certeza que a ligação de esgoto será feita com maior brevidade. A iniciativa também já atendeu moradores das ruas Pica-Pau, Falcão, Saíra e Pavão de Ouro, ambas no Jardim Gaivotas.
Investimentos
Em agosto de 2021, a Sabesp e o Governo do Estado de São Paulo inauguraram o sistema de esgoto nos bairros Jardim Gaivotas.
As obras fizeram parte do Programa Onda Limpa e consistiram na execução do sistema de esgotamento sanitário com a implantação de redes coletoras e ligações domiciliares de esgoto e a instalação de estações elevatórias e emissários para bombeamento do esgoto coletado.
Nas obras do Jardim Gaivotas foram assentados 19,1 mil metros de rede e executadas 1.954 conexões domiciliares de esgotos, atendendo quase 9 mil pessoas do bairro. O investimento foi de R$ 12,1 milhões.
As obras do Jardim Gaivotas melhoraram as condições de vida de toda a população e impactaram positivamente no meio ambiente e contribuíram para a melhoria da balneabilidade das praias do Litoral Norte.