A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove na próxima sexta-feira (13), às 7h30, no auditório da Fundacc, evento alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, com o tema ‘Ser cuidado em liberdade é um direito!’
A data tem como objetivo reforçar e divulgar a reforma psiquiátrica, formalizada pela Lei 10.216, de 6 de abril de 2001, priorizando a desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos e fomentando a inclusão social e cidadania.
O evento será uma forma dos profissionais que atuam na área debater e se informar mais sobre o assunto, com palestras que serão realizadas durante a manhã. A participação também está aberta ao público interessado no assunto.
Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender os pacientes psiquiátricos na cidade, com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar. O CAPS é a principal estratégia do processo iniciado na Reforma Psiquiátrica.
Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.
E voltado ao atendimento de crianças e adolescente, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infantil, onde também atende casos de violência.
Confira a programação:
7h30 – Credenciamento;
8h – Abertura oficial com autoridades;
8h10 – Apresentação da temática do evento;
8h30 – Palestra do psicólogo Giulio Medrado Assis Acayaba. Tema: A luta antimanicomial na perspectiva do tratamento infanto-juvenil;
9h – Palestra da assistente social Vanda Maria Mendes Ramos. Tema: Evolução do tratamento mental pós reforma antimanicomial em CAPS-AD;
9h30 – Palestra do médico psiquiatra Dr. Daniel Loures Vale Goyatá. Tema: Abordagem ao paciente psiquiátrico;
10h30 – Pausa para café;
10h45 – Palestra do médico psiquiatra Dr. Sergio Cerqueiro Tonetto. Tema: Não se acalme;
11h45 – Encerramento conduzido pela coordenadora das especialidades, enfermeira Cecília de Oliveira Alves Piauí.