Os cursos de costura do Fundo Social de Caraguatatuba já proporcionam geração de renda às alunas. Desde o início do ano foram promovidas as qualificações de Iniciação à Costura e Lingerie, com finalização neste mês. Beatriz e Maria Aparecida já empreendem com o fruto do aprendizado.
Deficiente visual do olho esquerdo, Beatriz Maria Dionísio, de 52 anos, sempre teve dificuldades em encontrar emprego devido à sua deficiência. Aprendeu desde criança com a mãe a fazer alguns ‘bicos’ de costura, mas nunca se profissionalizou.
Com o sonho de ter uma profissão e poder ter uma renda, viu no curso de Iniciação à Costura a oportunidade da sua vida. “Quando fui fazer a inscrição, me falaram que era por sorteio, torci muito para essa vaga ser minha e consegui ser selecionada. Fiquei muito feliz”, conta Beatriz.
Ela relata que com as aulas, aperfeiçoou as técnicas e hoje produz diferentes tipos de artesanato, como porta-treco, porta papel higiênico, bonecas de pano, puxa saco, entre outros.
“E eu não parei por aí, com o amor pelo artesanato, expandi meu conhecimento e também produzo com outros materiais, com garrafa PET e até folhas de árvore. Tem para tudo quanto é gosto. Finalmente hoje me sinto completa e útil, além de poder contribuir para renda da minha casa. Só tenho a agradecer pela oportunidade. Quando a gente acredita e corre atrás, tudo conspira a favor”, destaca.
Outro caso de sucesso é da profissional da área de estética, Maria Aparecida Martins, de 51 anos, que passou por dificuldades durante a pandemia. Segundo ela, o trabalho diminuiu e viu que precisava investir em outro ramo para não depender de apenas uma renda. Foi quando se inscreveu no curso de Lingerie para expandir sua área de atuação.
“Sempre trabalhei como manicure e depiladora, mas agora também sou costureira e já vendo calcinhas e sutiãs para amigas e comunidade. Foi a melhor coisa que aconteceu comigo, pois me gerou renda e também atuo com algo que gosto. Só agradecer pela oportunidade e que outras pessoas tenham a mesma sorte que eu”, diz Maria.
Ao final do curso, todas as alunas receberam capacitação com representante do Banco do Povo e do Sebrae, com dicas de fomento ao empreendedorismo e linhas de crédito para microempreendedores individuais.
O Fundo Social de Caraguatatuba proporcionou neste ano, até o momento, mais de 160 vagas em cursos de qualificação profissional das mais diferentes áreas de atuação. Para o próximo semestre, mais oportunidades serão geradas. Importante que a população fique atenta aos canais de divulgação oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba
Se alguém tiver interesse nos produtos, pode entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone 3897-5656. O Fundo Social fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (próximo ao banco Santander).