Alunos dos 8º e 9º anos da EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu, participaram no início da semana de uma palestra de conscientização sobre os perigos e riscos do consumo de drogas lícitas e ilícitas. A ação faz parte de um projeto voluntário idealizado pelos amigos Rodriggo Brito (34) e Ricardo Fonseca (42), moradores da região sul de Caraguatatuba.
Brito, que é servidor público municipal desde 2014 e atua na Secretaria de Educação, em parceria com seu amigo Ricardo, são os idealizadores do Projeto Metanoia. Eles atuam, voluntariamente, com a realização de palestras pelo município com o objetivo de alertar sobre os danos causados pelo consumo de drogas e os impactos na vida do usuário e das pessoas ao seu redor.
Durante a interação com os adolescentes eles compartilharam suas histórias pessoais, buscando, através do exemplo, alertar e conscientizar sobre os riscos e perdas.
Rodriggo Brito comentou que a experiência com adolescentes e jovens têm sido gratificante. “Nos sentimos privilegiados em poder contribuir e servir nossos adolescentes. Tem rolado uma troca de experiências incrível entre professores, direção e alunos”.
Já Fonseca disse que o principal objetivo do projeto é buscar conscientizar essa geração: “Os perigos estão mais perto do que imaginamos. Buscamos acender uma chama nesses corações”.
Durante a palestra foi feita uma dinâmica com os alunos os incentivando a escreverem sobre seus sonhos e a importância de traçar metas.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, parabenizou o servidor pela iniciativa e ressaltou a importância da orientação aos alunos para que possam estar alertas aos riscos e sejam capazes compreender os malefícios do uso das substâncias para a saúde e a vida.
“ A estratégia mais assertiva para sensibilizar os jovens é com um trabalho no campo da prevenção, que possibilite o desenvolvimento seguro e saudável de crianças, adolescentes e jovens”,concluiu.
A rede municipal de ensino de Caraguatatuba, em seu calendário letivo, seguindo a Lei 1494/2007, promove no mês de novembro, em todas as unidades, a Semana de Prevenção e Combate às Drogas, com abordagens pertinentes a cada etapa de ensino.