Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Com esse objetivo 42 voluntários de Caraguatatuba foram até o Hemonúcleo de São José dos Campos, na última sexta-feira (13), para doar sangue. A ação foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), que levou os doadores ao local.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como meta a doação por 3% a 5% da população de um País e o Brasil chega a 1,9%, segundo dados do Ministério da Saúde. O Brasil conta com cerca de 100 hemocentros em todo o País e para doar o voluntário precisa ir a um deles portando documento oficial com foto. Os mais próximos de Caraguatatuba são dos municípios de São José dos Campos e de Taubaté.
O voluntário Julio Boaretto, 36 anos, contou que o ato é de extrema importância, visto que o estoque do banco de sangue está baixo. “Além de cidadania é um ato de salvar vidas. É um pedaço nosso que está indo ajudar outras pessoas. Quem tem condições de doar, faça este ato de amor e colabore com outras vidas”, relatou.
Caraguatatuba possui um grupo que, mensalmente, reúne voluntários para doação de sangue. Quem tiver interesse pode participar do grupo de whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Bahjm5zPTWa1rQxuBBAcV3.
Gilsandra Barbosa, 43 anos, é umas organizadoras do grupo e contou que é doadora há mais de 18 anos. “Sempre tive consciência da importância desta ação para quem doa e para quem recebe, até porque a cada doação podemos salvar até quatro vidas, uma vez que o sangue doado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasmas. Quando assumimos este compromisso, também estamos cuidando melhor do nosso corpo e tendo mais responsabilidade com nossa saúde”, destacou.