Visando a melhoria na qualidade de vida e infraestrutura da cidade, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou nesta quinta-feira (26) a ordem de serviço para execução da obra de reforma e revitalização da ciclovia, na Rodovia Rio-Santos (SP-55) no trecho de 12 quilômetros, que compreende o trevo de entrada da cidade até a região sul, no limite com o município de São Sebastião.
O investimento total da obra é superior a R$ 10,5 milhões. O valor será utilizado para os serviços de drenagem, pavimentação, sinalizações, pinturas e todo o processo de revitalização, que inclui a modernização e arborização da ciclovia.
Com a assinatura da ordem de serviço, a obra começará, efetivamente, na próxima quarta-feira (1º/6) pela empresa Solovia Engenharia e Construções Ltda., mas os materiais já chegam nesta semana. A empresa também será responsável, junto ao órgão público, por zelar pela conservação e limpeza do local.
O prefeito Aguilar Junior destacou que apesar de o trecho pertencer ao Governo do Estado e estar sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), há tempos vem solicitando a autorização para fazer essa obra. “A reforma da ciclovia é uma das obras mais esperadas pela comunidade e foi uma proposta colocada no nosso Plano de Governo”, frisou.
Este é considerado um dos projetos mais importantes investidos pela gestão, pois trará benefícios na qualidade de vida e, principalmente, na segurança da população, tendo em vista o grande fluxo de ciclistas que utilizam diariamente a ciclovia.
O balconista Leonardo dos Reis Cesar, 19 anos, ficou feliz com a notícia. Morador no bairro Porto Novo, ele contou da dificuldade de passar de bicicleta em alguns trechos. “Sou usuário dessa ciclovia e tem lugar que o acesso está complicado mesmo por conta de buracos”.
Juliana Santos, 19 anos, também moradora no bairro Porto Novo, disse que o anúncio do início das obras é muito importante. “A gente sofre muito no estado que ela se encontra”.
A obra vai ser executada de acordo com as diretrizes de responsabilidade ambiental, com uso racional de recursos e equipamentos. Conforme o secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, durante os trabalhos, será feito um caminho para que os ciclistas possam continuar usando a via. A previsão é que a ciclovia revitalizada seja entregue até o final deste ano.