O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de abril contou com 620 procedimentos formalizados e 1.343 atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros setores competentes.
O ranking do mês passado registrou reclamações de contratos (não cumprimento, alteração, transferência, irregularidade e recisão), crédito consignado, cartão de crédito (cálculo de prestação em atraso, cobrança indevida) e de telefonia celular (cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento).
Em abril, no Procon foram formalizadas 170 consultas simples; 29 atendimentos preliminares; 155 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 31 finalizadas com acordos e 39 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 86 reclamações abertas com o retorno da CIP, um abertas sem a emissão da CIP e uma finalizada como atendida; 87 reclamações receberam consulta ou foram encerradas; 21 atendimentos extra Procon (enviados para órgãos competentes); e 21 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O Procon marcou 98 audiências e fornecedores não compareceram em 25.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.
O consumidor também pode fazer a queixa de forma online aplicativo Caraguatatuba 156 na Play Store do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta atualmente com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.