A utilização de aplicativo de monitoramento com informações da formação de eventos ambientais levou a Defesa Civil de Caraguatatuba a participar de um painel dentro do 1º Encontro de Usuários da Geopixel.
O Geopixel Monitor fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras.
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, fez a explanação aos presentes mostrar a evolução do sistema que ajuda as equipes que estão nas ruas comparado ao qual utilizavam anteriormente.
“Estamos sempre aprimorando para dar mais agilidade ao serviço. Isso implica em uma visualização mais rápida das áreas de risco e na rapidez ao atendimento”.
Outro ponto importante, conforme ele, é que esses dados chegam automaticamente à coordenadoria e ficam no banco de dados da corporação, de forma a permitir gerenciar a parte operacional com mais brevidade. “Esse novo sistema nos fornece relatórios conforme nossa necessidade e nos baseia nos trabalhos”, explica.
No mesmo dia, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebeu o prêmio ‘Inteligência Municipal’ com o projeto ‘Tecnologia de Satélites Orbitais Aplicados no Monitoramento de Ocupações Irregulares e Controle dos Impactos Ambientais’, que consiste em promover soluções capazes de identificar com precisão o surgimento de novas construções, invasões, descarte irregular de entulho e supressão de vegetação, podendo investir em políticas públicas de acordo com a necessidade da população.
“Desde quando assumiu a gestão, em 2017, tinha a ideia de ter um sistema que conseguisse monitorar a cidade em tempo real, com todos os dados do município. Aos poucos vamos implantando serviços e para mim é uma satisfação poder dar andamento a esse sonho. A tecnologia faz a diferença. O gestor precisa entender que é necessário integrar secretarias e gerar números”.