Ao longo de todo o mês de junho, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, vai celebrar o meio ambiente. Com atividades voltadas aos estudantes e à comunidade escolar, a Secretaria de Educação está promovendo diversas atividades de educação ambiental nas unidades, buscando ampliar a conscientização sobre a preservação e consumo consciente dos recursos naturais.
As ações são executadas por meio do Setor de Projetos da pasta, com participação do setor de Apoio Pedagógico, e contam com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. A programação iniciada no dia 1º de junho segue até o final do mês.
O ‘Dia Mundial do Meio Ambiente’, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Este ano, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou a data como Dia Mundial do Meio Ambiente.
Como parte da programação, nesta quinta-feira (2), alunos das EMEFs Bernardo Ferreira Louzada e João Thimóteo do Rosário, visitaram o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba. Com o acompanhamento de um monitor do parque, os alunos tiveram a oportunidade de contemplar as mais belas e raras espécies de aves da Mata Atlântica. Essa atividade faz parte do Projeto “As’ Atlântica”, que tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse pelo ambiente local e promover o contato com mais próximo com grupos nativos de aves da Mata Atlântica e da faixa litorânea.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que o objetivo das ações é despertar nos alunos o senso de preservação ambiental e proteção do habitat natural. “A visita ao parque para o avistamento das aves nativas é uma atividade pedagógica diferente e divertida, além de ser uma experiência enriquecedora para os nossos alunos”.
Ela ainda comentou que a visita, como atividade prática, é uma ótima ferramenta de educação ambiental. “Além de incentivarmos a prática da observação de aves, que tem muitos adeptos em todo o mundo, estamos fomentando essa importante atividade turística do nosso município”, concluiu.
A responsável pelos projetos de educação ambiental, Mayara Peixoto, destacou a importância das experiências para criação da consciência ambiental. “Nós respeitamos e cuidamos daquilo que amamos. Quando proporcionamos aos nossos alunos essas vivências com a natureza não estamos apenas criando memórias afetivas importantes, mas também gerando cidadãos mais conscientes e próximos da natureza”.
Na próxima segunda-feira (6), a secretária acompanhará na EMEF Prof. Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, a escolha dos desenhos de destaque no concurso realizado como atividade do projeto ‘Seu lixo é problema nosso’,. Esse projeto piloto se tornou um concurso que ao final de Junho irá premiar os melhores desenhos entre as unidades inscritas.
As fotos da visita dos alunos ao Parque Estadual da Serra do Mar estão disponíveis no https://tinyurl.com/37h82md4