A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação e da equipe Tubarões Hapkido do projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, realizou na noite de quarta-feira (22), a 1ª Edição do Festival Interno de Hapkido no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug).
O evento teve a participação de cerca de 40 alunos da arte marcial, além de pais e familiares, e contou com a premiação dos destaques nas modalidades de competição e faixas.
“Incentivar e criar estímulos para que a prática do esporte seja realizada em Caraguatatuba, será sempre um dos objetivos da gestão municipal e do prefeito Aguilar Junior”, diz Edvaldo Ormindo, secretário de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
O atleta Josimar dos Santos Comende, de 37 anos, treina há 16 e, além de competir, agora acompanha também o filho paratleta Juan Victor, de 13 anos, que sempre acompanhou o pai e há mais ou menos um ano decidiu também fazer hapkido.
Para Comende, a iniciativa do filho na modalidade trouxe muito orgulho. “Eu gosto muito da prática e ele, por iniciativa própria, quis treinar comigo um dia, veio, gostou e não saiu mais. Sentimos uma grande melhora na parte da disciplina, regras, compreensão, e, principalmente, na autoestima dele”
“Desde que ele começou a participar a atividade esportiva desenvolveu muito a disciplina, deslanchou 100% em tudo. Eu não sei nem explicar a felicidade de ver como ele se desenvolveu. O esporte abriu muitas portas pra ele”, completa a mãe de Juan, Priscila.
Já os iniciantes na modalidade, Felipe e Gustavo do Prado, de 7 e 5 anos, acabaram estimulando o pai, Marcelo Faria, de 42 anos, a praticar hapkido depois de 20 anos sem contato com esportes.
“É muito legal ver o acolhimento, a didática do professor, tanto com crianças quanto adultos. Eu percebi mudança de comportamento deles em casa, na escola, meus filhos estão até mais quietos e prestando mais atenção nas aulas, além de ter gosto de praticar esportes, o que antes não tinham, ficavam muito tempo na internet e videogame e agora é diferente” afirma Faria.
Atualmente, a modalidade hapkido é ofertada em três núcleos esportivos em Caraguatatuba e tem quase 200 alunos inscritos.
Hapkido
O projeto ‘Nova Onda – Caraguá’, promovido na cidade através da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, oferece, gratuitamente, a prática do hapkido no município para crianças a partir de cinco anos de idade.
É possível realizar sua pré-inscrição nessa e nas outras 28 modalidades esportivas gratuitamente através do site https://novaondacaragua.com.br/fichainscricao.
Após preencher os campos solicitados e anexar os documentos, um e-mail de confirmação será enviado. Para atendimento presencial de matrículas basta se dirigir ao Cemug, localizado na Avenida José Herculano, n° 50.
A inscrição no local é realizada das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço, além de cópia do atestado médico.
Menores de 18 anos e pessoas com deficiência (PcD) devem estar acompanhados por um responsável legal munidos de cópias do RG e CPF.
Também é possível realizar a inscrição de forma presencial nos CIASES Travessão “Adhemar Pereira de Barros” e Sumaré “Wilson Francisco Valente”, também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.