O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou as aulas do curso de Manutenção Predial nessa segunda-feira (6), em parceria com o Senai. Ao todo, 16 alunos realizam o curso com conhecimentos prévios sobre elétrica, hidráulica e construção civil.
As aulas serão realizadas até sexta-feira (10), das 13h às 22h, no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE), no Travessão (Subprefeitura Sul). Serão 40 horas/aula sendo divididas em aulas teóricas e práticas.
“Esse curso é de suma importância para quem está desempregado, pois ele abre uma porta no mercado de trabalho muito grande. Atualmente esse é um mercado de trabalho que anda bem aquecido, principalmente nessa área de boas práticas para manutenção predial”, explica o professor Clausio Pereira de Melo.
Para Ricardo de Souza, de 44 anos, morador do bairro Pontal Santa Marina, atualmente desempregado, o curso será importante para aprender mais e ter mais oportunidades de emprego. “Atualmente eu faço alguns trabalhos temporários, então é bom sempre estudar mais e ter um curso com certificado para mostrar a qualificação para novas oportunidades de emprego que possam surgir”, finaliza.
O curso abordará temas como revestimento (tecnologia dos materiais, argamassas, placas cerâmicas, assentamento de cerâmicas e requadração); E elétrica (grandezas elétricas, noções de circuitos elétricos, noções de quadro de distribuição, dispositivos de segurança: disjuntores, DR e DPS, dimensionamento de cabos, identificação e teste de circuitos, noções de aterramento); hidráulica (princípios de hidráulica, sistemas de acoplamento, noções de sistemas de esgoto, identificação e correção de vazamentos comuns, desentupimento e limpeza de ralos, tubulações e caixas de gordura); pintura (tipos de tintas e suas aplicações, procedimentos para pinturas em superfícies de alvenaria, metais, madeira e gesso, remoção de manchas e sujeira).
Já para o eletricista Ricardo Batista, de 48 anos e morador do bairro Gaivotas, é sempre importante estar atento ao que o mercado de trabalho pede. “Eu já trabalho como eletricista há alguns anos e acho necessário ficar sempre atento as novidades do mercado de trabalho e poder buscar outras oportunidades de emprego, por isso acho importante estar atento a novas possibilidades de aprendizado”, diz.
O Fundo Social fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (próximo ao banco Santander), telefone (12) 3897-5656.