Fotos: JC Curtis/Fundacc
#PraCegoVer: Imagem capturada durante o workshop realizado no auditório Maristela de Oliveira, na sede da Fundacc
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com a Sepedi – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, realizou o 1º Workshop de formação continuada para artistas orientadores das Oficinas Culturais.
Dividido em dois módulos: ‘Pessoas com deficiência e como abordar para escritores’ e ‘Adaptação nas Oficinas para melhor atender as pessoas com deficiência’, o workshop trabalhou temas, como diversidade, inclusão e arte.
De acordo com a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, foi realizado um levantamento de dados para identificar se haviam pessoas com deficiência participando das Oficinas Culturais para que pudessem ser traçadas estratégias de melhoria no atendimento e na inclusão.
“Ao todo, identificamos cerca de 50 alunos com algum tipo de deficiência diagnosticada, embora acreditemos que esse número possa ser maior, porém, sem diagnóstico comprobatório. Assim, surgiu a iniciativa de capacitarmos nossos orientadores e funcionários para melhor atendimento e acolhimento dessas pessoas durante as aulas”, disse a presidente.
Já o diretor de cultura da Fundação, Felipe Leite, salientou que a pesquisa foi realizada em todos os Polos Culturais com a intenção não só de melhorar o atendimento, mas também expandir, para que mais pessoas com deficiência sintam-se estimuladas a participarem dos cursos gratuitos oferecidos, assim gerando um ambiente igualitário com atendimento de qualidade para todos.
“Estamos sempre em busca de melhorar a qualidade nos atendimentos prestados junto às Oficinas Culturais, em especial no que diz respeito à inclusão”, frisou o diretor de cultura.
Além do trabalho que vem sendo fomentado junto aos artistas orientadores e a adaptação de rampas nos prédios onde ocorrem as Oficinas, a Fundacc oferece também um curso gratuito de Libras para toda a população. Voltado ao público a partir dos 16 anos, a Oficina de Libras conta com mais de 30 vagas que foram disponibilizadas no Polo do Sumaré.
Aqueles que tiverem interesse em participar podem entrar em contato pelo número: (12) 3881-1834 para saber a disponibilidade de vagas ou deixar o nome da lista de espera. O endereço do Centro Cultural é Rua São Sebastião, s/n, Sumaré.