Caraguatatuba recebeu no sábado (2), a 2ª etapa da temporada 2022 do Arena Cross, no Shopping Serramar. Essa foi a sexta vez que o município recebeu o evento, um dos maiores do Brasil na modalidade, e não deixou de mostrar a tradição que já tem na cidade, deixando os mais de 6 mil expectadores em êxtase.
“Mais um ano de sucesso do Arena Cross em Caraguatatuba, onde eleva o município a nível nacional, com a transmissão no canal esportivo SporTV. Um evento que, além de fomentar a importância do esporte em nossa cidade, beneficia o turismo da região”, disse Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba.
O evento é acompanhado por uma caravana de mais de mil pessoas que movimentam a economia do município. De acordo com informações da organização do evento, cada visitante gasta na cidade durante o fim de semana, em média, um valor de R$ 1,3 mil, o que gera uma receita extra de cerca de R$ 3 milhões. Em Caraguatatuba, por ser um local turístico e de praia, os números podem ser ainda maiores.
“Esta é a sexta vez Caraguatatuba recebe o Arena Cross, sem falar no Arena Freestyle e o Arena Verão, todos promovidos pela Romagnolli Eventos, que também foram realizados neste ano na cidade. Agradeço o apoio da Prefeitura do Municipal e de todos os envolvidos na operação”, destaca Carlinhos Romagnolli, diretor geral do Arena Cross.
Luis Fernando Dias, do bairro Pontal Santamarina, conta que é a terceira vez que acompanha o Arena Cross em Caraguatatuba. “Virou um evento anual basicamente em casa”, diz. “Desde a primeira vez que viemos, não faltamos mais em nenhum. Por ser familiar, eu e minha esposa fazemos questão de levarmos as crianças e passarmos um tempo juntos”, finaliza.
Já para Marisa de Freitas, moradora do Porto Novo, essa foi sua estreia acompanhando o Arena Cross. “Sempre ouvia falar, mas por conta de outros compromissos não tinha a oportunidade de estar aqui antes. Eu estou amando tudo, quero estar aqui nas próximas”.
Corridas
A segunda etapa da temporada 2022 foi marcada por novos vencedores e mudanças na liderança em três das quatro categorias. Paulo Alberto (Pró) e Lucas Dunka (AX2) cruzaram a linha de chegada em primeiro e assumiram a ponta da classificação. Kevin Pinho (65cc) e Lorenzo Ricken (50cc) foram os destaques nas categorias para crianças. As provas tiveram exibição ao vivo pelo canal SporTV e estão disponíveis na íntegra no YouTube Arena Live Brasil.
Categoria Pró
Dupla vitória do português Paulo Alberto (#211), da Yamaha Monster Energy Geração, nas corridas da Pró, a principal categoria. O dono de cinco títulos do Arena Cross na última década começou bem e manteve o controle durante as duas baterias. “A pista estava bem difícil e técnica, muito escorregadia e com bastante retardatário. Tive boas disputas e andei forte também”, destaca o novo líder, com 70 pontos. O principal embate de Paulo foi com o atual campeão, o venezuelano Anthony Rodriguez (#1), da Honda Racing. Mesmo com quedas nas duas provas, ele conseguiu segurar a segunda colocação no pódio e também no ranking, com 66 pontos.
No duelo 1×1, com os dois mais rápidos do classificatório, o venezuelano levou a melhor e somou dois pontos, enquanto o português obteve um ponto. Até então líder da Pró após a primeira etapa, o brasileiro Hector Assunção (#30), também da Honda Racing, se recupera de lesão e não disputou a prova em Caraguatatuba.
Categoria AX2
Ramyller Alves (#70), da Husqvarna Power Husky Invictus Speed Crew, vencedor da prova de abertura da MX2, largou na frente, mas logo foi ultrapassado pelo bicampeão da categoria Lucas Dunka (#34), Pro Tork KTM Racing Team, que seguiu firme até o final. O catarinense venceu a corrida e assumiu a ponta na disputa pelo título da categoria, com 37 pontos. “Fiz uma boa largada, consegui a frente na primeira volta, abri vantagem e aí só foi administrar. No Arena Cross é tudo muito rápido, não pode vacilar”, ressalta Dunka. Já Alves teve uma sequência de erros e quedas, finalizando apenas na 12ª colocação.
Categoria 65cc
A corrida começou com Lucas de Mattos (#900) na frente, seguido de Kayky Pinho (#51). Porém, o atual campeão Kevin Pinho (#52) fez a ultrapassagem no irmão no salto de chegada na primeira volta e disparou na liderança até a vitória. “Estou feliz demais. Na verdade, não tinha certeza se conseguiria vencer porque tive um problema técnico no começo. Mas deu tudo certo”, conta Kevin. Ele não disputou a primeira etapa em Jundiaí e por isso está na quinta colocação da classificação, com 20 pontos. Terceiro colocado na corrida, Guilherme Ferreira (#511) foi o único piloto entre as quatro categorias a manter a liderança, com 35 pontos.
Categoria 50cc
A primeira prova da noite foi marcada no início pela disputa entre Jonnas Andreazzi (#217) e Rafael Caoni (#353), que buscava linhas diferentes na pista. Porém, Lorenzo Ricken (#16), que estava até então na quarta colocação, conseguiu fazer uma grande ultrapassagem para conquistar a ponta da corrida e seguir assim até o final. Além da vitória, ele assumiu a liderança da categoria. “Na largada a moto patinou, mas deu tudo certo. Fui bem calmo na hora da ultrapassagem e agora vamos para a próxima”, diz Ricken, que está com 35 pontos, assim como Enzo Fialho (#122), segundo colocado.
A Super Final do Arena Cross será em rodada dupla nos dias 20 e 21 de agosto, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.