A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, em atenção à Lei 14.254/21, que instituiu o acompanhamento para educandos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dislexia e outros transtornos de aprendizagem, está sensibilizando a rede municipal de ensino desde o início do ano letivo com a realização de ações programadas sobre o tema.
Promovida pelo setor de Educação Inclusiva da pasta, nas últimas semanas foi realizada uma capacitação interna para cerca de 70 profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas salas de recursos multifuncionais, especialistas (Assistentes Sociais, Fonoaudiólogas, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais) e professores do Apoio Pedagógico. Os encontros virtuais ocorreram nos dias 20, 27 de junho e 4 de julho, através do Canal do Youtube do setor de Informática Educativa.
Com a temática ‘TDAH e outros transtornos de aprendizagem’ a capacitação contou com a participação voluntária de profissionais do Lume. O primeiro encontro (20/06) foi realizado pela fonoaudióloga e psicopedagoga clínica, integrante do quadro de profissionais do Hospital Sírio-Libanês, Andréa Cristina Cardoso. O segundo (27/06) teve a contribuição do médico psiquiatra, Dr. Jorge Luiz G. Freire Simeão, atuante há mais de 22 anos na área e membro da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). O terceiro e último encontro (04/07) contou com a colaboração do psicólogo clínico, Diretor-Executivo Voluntário e membro-científico da ABDA, Dr. Ronaldo Ferreira Ramos juntamente com a fonoaudióloga e psicopedagoga clínica, Andréa Cristina Cardoso.
A capacitação teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e esclarecer dúvidas sobre as especificidades das pessoas com TDAH, dislexia e outros transtornos de aprendizagem, suas demandas e necessidades, as melhores formas de atendê-las; além de conhecer possibilidades de adaptação pedagógica para esses estudantes.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, participou da abertura do último encontro. Ela cumprimentou a todos pela participação e agradeceu aos profissionais que trouxeram, de maneira voluntária, contribuições muito importantes para a prática dos educadores e técnicos da rede. “Minha gratidão aos profissionais do Lume pela disponibilidade. Parabenizo aos nossos profissionais e educadores pela busca constante de aprendizado e atualização dos conhecimentos. Esse é o nosso principal objetivo, atendermos cada vez melhor nossos alunos”, disse.
A diretora do Setor de Educação Inclusiva, Fabiana Matos, comentou que as capacitações fazem parte de um conjunto de ações planejadas pela Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, com apoio do setor. No mês de março, mais de 400 profissionais do quadro de apoio escolar, entre Agentes de Desenvolvimento Infantil, Agentes de Apoio Escolar e Estagiários foram capacitados sobre o tema. E em junho os professores da rede municipal também foram sensibilizados por meio de material visual, vídeo e abertura para envio de perguntas sobre a temática TDAH com a psicóloga Silvia Helena.
A próxima etapa está prevista para o 2º semestre letivo com um encontro temático com integrantes das equipes de gestão escolar.