As entrevistas do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam na próxima segunda-feira (1º/8), em todos os municípios brasileiros. Ao todo, 141 recenseadores vão aplicar os questionários nas regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. Os profissionais foram contratados nos dois processos seletivos simplificados realizados entre os meses de dezembro de 2021 e junho de 2022.
É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do funcionário, unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. A carga horária mínima a ser cumprida é de 25h semanais. O contrato tem previsão de até três meses.
Atualmente, a estimativa do IBGE é que Caraguatatuba possua 125.194 habitantes. O Censo 2010 registrou 100.840 pessoas residentes no município.
Censo 2022 em Caraguá
A cobertura do Censo Demográfico 2022 de Caraguatatuba também contará com dois de agentes censitários municipais (ACM) e 10 agentes censitários supervisores (ACS) para as regiões Sul, Central e Norte, distribuídos em dois Postos de Coleta do IBGE. A Prefeitura de Caraguatatuba cedeu os espaços para o gerenciamento da operação censitária no município até dezembro.
Agentes censitários supervisores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fizeram a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios na primeira quinzena de julho, nas regiões Sul, Central e Norte de Caraguatatuba. Nessa etapa, os dados foram colhidos apenas por meio de observação.
Os recenseadores fizeram o curso de capacitação do Censo 2022 entre os dias 18 e 22 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Indaiá. O conteúdo programático do curso envolveu os seguintes tópicos: “O que é um setor censitário, como fazer o percurso e a cobertura”; “Cadastro de endereços e captura de coordenadas”; “Questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos”; “Ética e integridade no recenseamento”; “Condutas de abordagem do recenseador”; e “Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta)”.
Ao todo, o IBGE vai contratar temporariamente 183.021 recenseadores, 5.450 agentes censitários municipais (ACM) e 18.420 agentes censitários supervisores (ACS), em todo o Brasil. Os resultados desta edição serão divulgados somente em 2023.