Os idosos e pessoas com deficiência (PcD) que frequentam o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), em Caraguatatuba, tiveram um dia diferenciado, neste mês, ao visitarem a Praça Sensorial, localizada no bairro Cidade Jardim.
Durante parte do dia o grupo de 26 pessoas, formado por frequentadores e cuidadores, pode ‘sentir’ o que o espaço oferece, principalmente para aqueles com mobilidade reduzida.
Os mais idosos e PcD também participaram de brincadeiras com bola, bambolê, utilizaram o balanço, a gangorra, curtiram música e ainda fizeram um lanche ao ar livre.
A coordenadora técnica do Ciapi/Acalento, Karina Mello, explica que os passeios externos fazem parte das ações que visam promover o bem estar na convivência social para os idosos e PcD que frequentam o Centro Dia. “Levamos eles no Festival do Camarão, agora aqui na Praça e vamos levar onde for possível essa integração”.
Diferenciada por suas características sensoriais, terapêuticas e paisagísticas e de acessibilidade, a Praça Sensorial conta com trilha dos sentidos, academia ao ar livre, parque infantil acessível, quadra esportiva, sanitários adaptados, placas de sinalização em braile, além de área para atividades livres, visitas agendadas e grupos para piquenique.
No local, é possível descobrir plantas e cheiros, andar descalço em materiais e texturas diferentes, correr e brincar.