A Prefeitura de Caraguatatuba recepcionou na manhã desta segunda-feira (18), 172 pessoas aprovadas no programa ‘Bolsa Trabalho’ ofertado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios paulistas.
A integração foi realizada no auditório da Fundacc, no Centro, e contou com a presença do diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Allan Mattos, e da diretora do departamento de Recursos Humanos, Simone Duhau.
No local, os bolsistas foram orientados sobre pagamento, folha de frequência, horário e locais de trabalho e o ingresso ao mercado de trabalho após encerramento do programa,
Allan reforçou que durante os dias de trabalho os selecionados irão vivenciar a rotina dentro de uma repartição pública, adquirindo experiências e conhecimentos. “Absorvam tudo que puderem de aprendizado; se adaptem às novas tendências do mercado e quando saírem poderão buscar novas oportunidades de trabalho”, disse.
O diretor também reforçou que o programa é estadual, sendo o pagamento da bolsa feita pelo governo do Estado, a partir do mês de agosto, entre os dias 20 e 30 de cada mês. A Prefeitura só tem a responsabilidade de ofertar o local de atuação e acompanhar a frequência dos participantes.
Os bolsistas atuarão nos equipamentos das secretarias de Administração, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Gabinete, Tecnologia da Informação e do Fundo Social, nas áreas de recepção e limpeza.
O Bolsa Trabalho tem objetivo de gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os cidadãos inscritos foram selecionados pelo governo estadual, conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.
Os selecionados receberão bolsas no valor de R$ 540, durante cinco meses, exercendo atividades de trabalho em órgãos públicos e participarão de cursos de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Ao todo, o município recebeu 755 inscritos.