A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) recebeu, nesta sexta-feira (1º/7), representantes da Associação Cigarras Viva, do bairro da Praia das Cigarras, em São Sebastião, para uma visita ao Ecoponto Golfinhos.
O encontro se deu após o interesse da associação sebastianense nos projetos de gerenciamento de resíduos sólidos de Caraguatatuba. Por isso, a visita buscou sanar as dúvidas em relação ao funcionamento dos Ecopontos e dos serviços de Coleta Seletiva, bem como trocar ideias e experiências.
A equipe contou que o Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes.
Sobre a participação da população na entrega voluntária dos materiais, a representante do setor de educação socioambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Tatiane Santos, explicou que isso só é possível devido à colaboração de todas as secretarias da Prefeitura.
“Sempre promovemos campanhas que falam sobre a Coleta Seletiva, sobre os Ecopontos e a conscientização ambiental que cada um precisa ter sobre a separação dos resíduos. Utilizamos os meios de comunicação e contamos com a colaboração de cada secretaria para que as informações sejam propagadas e atinjam o máximo de pessoas possíveis. A aceitação dos munícipes vem crescendo gradativamente e esse é um esforço coletivo”, disse.
A visita também abordou sobre a diminuição dos gastos com a implantação dos Ecopontos, assim como a economia gerada aos cofres públicos, a geração de renda à população e empregabilidade.
Estiveram presentes na visita o presidente da Associação Cigarras Viva, Rodrigo Polacow; o Gestor dos Ecopontos, Paulo de Castro Filho; o diretor da fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Reinaldo Gomes, e a representante do setor de educação socioambiental Secretaria, Daniele Cestaro.