Uma turma de 30 alunos do 6º ano da EMEF Prof.º Luiz Ribeiro Muniz, localizada no bairro Martim de Sá, iniciou o 2º semestre letivo com uma atividade cultural muito especial. Eles visitaram o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e puderam apreciar a exposição dedicada às ‘Histórias Brasileiras’. A mostra é apresentada no ano em que se completam 200 anos da Independência do Brasil e 100 anos da Semana de Arte Moderna, e inclui exposições de grandes nomes da arte brasileira.
A ideia da visita cultural surgiu como um incentivo à turma que mais se destacasse no projeto ‘Gamificação’ que está atrelado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade, cujo tema deste ano é ‘Valores Humanos’. A ‘Gamificação’ é a aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia com o objetivo de aumentar o engajamento dos alunos, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado.
O diretor da unidade, Kellermann dos Santos, explicou que o projeto tem se mostrado de grande relevância no cenário pós-pandemia, pois, dentro da proposta da escola, está fortalecendo nos alunos a importância dos valores humanos, como respeito, honestidade, empatia, solidariedade, entre outros que fazem parte da formação da consciência e da maneira de agir e se relacionar em uma sociedade.
A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre a importância das atividades culturais externas, realizadas com alunos da rede. “O resultado pedagógico dessas experiências e imersões culturais é notado na criatividade e no repertório cultural dos alunos, bem como reconhecimento da arte como algo importante e divertido. É uma oportunidade de desenvolvimento do olhar contemplativo e crítico, bem como de adquirirem o hábito e o interesse em frequentar museus e exposições”, concluiu.