A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, mantém 25 vagas na Casa de Passagem Restitui, no bairro Cantagalo, para acolhimento de pessoas em situação de rua.
O Governo Estadual enviou R$ 70 mil para ampliar a acolhida a esse segmento populacional nesse período de inverno.
De acordo com Jeanete Xavier Damasceno, responsável pela supervisão das Organizações Sociais da Secretaria, mais 20 vagas foram abertas, onde 17 homens e três mulheres foram acolhidos.
“Nesse período de inverno, até setembro, essas pessoas são abordadas nas ruas da cidade ou encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e levadas para lá. Lá elas usufruem de dormitório, banho, alimentação e atendimento da equipe técnica para encaminhamento para tratamento de saúde, dependência química ou para cidade de origem, além de retirada de documentos no Poupatempo e inscrição no Auxílio Brasil entre outros benefícios sociais”, disse Jeanete.
Ventos e queda de temperatura
O apoio chega em boa hora com a previsão do tempo apontando queda brusca de temperatura nas próximas horas com chegada de rajadas de vento fortes de até 115 km/h, para toda a faixa litorânea na Baixada Santista e no Litoral Norte. A orientação é para que as pessoas se protejam.
De acordo com o meteorologista Willian Yasuo Minhoto, da Casa Civil, a temperatura deve cair para 15 graus após as rajadas, por isso, há necessidade de dar uma atenção especial nas áreas mais vulneráveis, pois não está descartado risco de transtornos.