A Campanha ‘Agosto Dourado’ que incentiva o aleitamento materno, já proporciona ao Banco de Leite Humano da Prefeitura de Caraguatatuba o aumento de 18% de doações de leite materno. Até o final do mês, a expectativa é que esse número dobre.
O Banco de Leite Humano foi criado em 2018 e, desde então, são 462 doadoras cadastradas, aproximadamente 650 litros de leite doados e 627 recém-nascidos prematuros beneficiados.
Por semana, a unidade utiliza, em média, 12 litros de leite. A extração do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela e a quantidade também fica a critério da doadora. Por isso, é importante que mais mulheres estejam dispostas à doação.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe do Banco de Leite. Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia.
A procura por apoio durante a amamentação também cresceu no Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami). “Temos recebido muitas mulheres com dificuldades em amamentar e orientamos a melhor forma em como conduzir esta fase tão importante na vida da mãe e do bebê”, explica a enfermeira responsável pelo espaço, Ana Cláudia Tripac.
Entre os principais objetivos, o Ceami busca o fortalecimento de vínculo entre mãe, pai e filho para contribuir com a formação sadia da criança. Além disso, este vínculo é fortalecido por meio de aulas como Shantala Bebê, Banho de Ofurô, Curso de Gestante, Hora da Papinha e diversos grupos educativos.
As interessadas em realizar a doação de leite e participar dos grupos de apoio podem procurar a unidade que fica dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Mais informações no telefone (12) 3897-3510.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.