O espaço Empreenda Já começou a funcionar no dia 9 de maio de 2022. Em apenas três meses de abertura já realizou 2.536 atendimentos aos micros e pequenos empreendedores. O local abriga o Sebrae, o Banco do Povo e a Sala do Empreendedor, e a meta é ampliar a gama de serviços.
O balanço do período analisado mostra que o atendimento presencial foi o maior, com 1.421 registros, o que representa 58% do total; seguido por atendimento via e-mail com 423 anotações (16%); WhatsApp, 326 (13%); em eventos (95) e via telefone representando 145 atendimentos (4%).
Ainda com base nos dados, os serviços mais procurados no Sebrae foram os Cursos Qualificatórios (32%), Orientações Técnicas (29%), Formalização (18%), e outros.
Em relação à Sala do Empreendedor, os micros e pequenos foram em busca de Emissão de DAS (54%), Acordos e Parcelamentos (21%), Declaração IR (14%), Abertura MEI (8%), e outros.
Já no Banco do Povo foram registradas procuras por Orientações Financeiras (51%), Emissão de Boleto (23%), Solicitações de Crédito (18%), e outros.
Falando em Banco do Povo, outro ponto importante é que de 9 de maio a 9 de agosto foram emprestados R$ 384.446,46.
O Empreenda Já foi criado em conformidade com visão do prefeito Aguilar Junior de reunir todos esses serviços em um só local de forma a facilitar a vida dos usuários. “Eles podem ter todos os atendimentos que buscam sem precisar se deslocar para outros lugares”.
De acordo com o responsável pelo Empreenda Já, Cauê Rubio, o espaço oferece, além de comodidade, a integração desses produtos ao cidadão na primeira fase.
“O Empreenda Já tá servindo com o propósito de ser uma importante ferramenta de fomento, não só para os micros e pequenos, mas MEIs, pessoas física, profissionais liberais, e a expectativa de aumentar cada vez mais nosso atendimento”, explica Rubio.
Serviços reunidos
A Sala do Empreendedor, que saí da Secretaria da Fazenda, oferece suporte no processo de abertura de empresas, regularização, licenciamento e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). No espaço, é possível obter orientações gerais sobre licenças municipais, padrões sanitários, segurança e lei de zoneamento.
Já o Banco do Povo oferece a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, e R$ 21.000,00 no teto de liberações, além de créditos para investimentos comerciais, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
O Programa Consórcio Empreendedor Sebrae oferece articulação de políticas públicas regionais, atua em frentes paralelas de desenvolvimento, desburocratização, modernização e melhorias dos processos produtivos. São executados hoje, projetos com intensa atuação e comprometimento em toda a Prefeitura que, em breve, resultarão em soluções práticas para o munícipe.
Já o próprio Sebrae é conhecido por sua ampla ação de suporte aos empreendedores, com consultorias, qualificações e acompanhamento aprofundado para todos os portes empresariais. Seja nos primeiros passos de novos negócios, ou na especialização de grandes empresas, o Sebrae estará presente nos cases de sucesso.
“Em um segundo momento, a intenção do prefeito Aguilar Junior é trazer novos serviços para Caraguatatuba, que também poderão ser atendidos dentro do Empreenda Já”, explica Rubio.
Entre eles, estão o Desenvolve SP, Nota Fiscal Eletrônica, Compras Públicas e Junta Comercial do Estado de São Paulo.
Neste período de funcionamento, o Empreenda Já também tem serviço de modelo para outros municípios que visam um melhor atendimento ao micro e pequeno empreendedor.
Nesta semana, o espaço foi visitado por uma equipe de Jacareí, visando levar o modelo de atendimento para o município.
Serviço
Empreenda Já
Endereço: Avenida Engenheiro João Fonseca, 253, Centro.