O Fundo Social de Caraguatatuba segue com o projeto de atendimento às gestantes em vulnerabilidade social. Neste ano, 52 futuras mamães participaram das palestras e receberam o kit maternidade.
O projeto oferece às gestantes dois encontros com palestras sobre diversos temas e ao final são presenteadas com um kit maternidade, composto por roupas infantis novas, fraldas, vitamina, lenço umedecido, pomada e mimos para uso do bebê.
Para participar é necessário estar a partir do 6º mês de gestação e procurar o atendimento social do Cento de Referência de Assistência Social (Cras) para uma avaliação. Após atendimento, a gestante será encaminhada ao Fundo Social para inserção no projeto.
As palestras abordam sobre ‘Amamentação’, ministrada pela enfermeira e responsável pelo Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac; ‘Vínculo Afetivo’, com a coordenadora do Programa ‘Criança Feliz’ da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Lívia Bachiega; ‘Rotina dos Primeiros Mil Dias do Bebê’, em parceria com a Pastoral da Criança; e ‘Pensando no Futuro’, pela enfermeira do Pró-Mulher, Maria Cosma.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, destaca que o projeto é uma forma de acolher essas gestantes com orientações nesta fase tão importante da mulher. “Através dos encontros podemos estar mais próximas e sanar todas as dúvidas para que elas e as crianças tenham os melhores cuidados”, disse.
O Fundo Social está localizado na Rua José Damazo dos Santos, 39, Centro. Mais informações no telefone (12) 3897-5656.