Devido à previsão de mau tempo para este final de semana, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, e o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, transferiram a festa de encerramento do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) do Residencial Nova Caraguá II, que seria realizado a partir das 10h deste sábado (20), no Ciase Travessão, para o dia 8 de outubro,.
Este projeto já beneficiou mais de 700 famílias do residencial com cursos, capacitação, palestras educativas e atendimentos sociais.
Durante o período de parceria as participantes foram qualificadas em cursos de Decoração de Festa, Cuidador de Idoso, Limpeza de Pele e Decoração, Barbeiro, Design de Sobrancelha, Manicure, Pedreiro, Auxiliar Administrativo, entre outros.
Para o encerramento das atividades estão previstas brincadeiras para a criançada com brinquedos infláveis como futebol com sabão, escorregador, pula-pula, pintura de rosto e cabelos e escultura com balões, além da distribuição de algodão doce, pipoca, refrigerantes e cachorro quente.
Também serão realizadas minioficinas de artes (pintura de panos de prato), minicursos de culinária, esmaltação de unhas, corte de cabelo masculino e design de sobrancelhas, todas ministradas por alunas que fizeram os cursos no projeto.
A equipe da Secretaria de Saúde vai fazer testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis e hepatite.
O Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial é importante para a melhoria das condições de vida dos seus participantes e tem como objetivo melhorar a convivência familiar e comunitária. Os cursos de capacitação permitem a inserção dos participantes no mercado de trabalho, promovendo a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.
O Empreendimento Nova Caraguá II atendeu 730 famílias com imóveis novos através do Programa Minha Casa Minha Vida. Entre as principais ações deste Projeto Social está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.
O Projeto vem oferecendo cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias do empreendimento na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.