A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), iniciou nesta quinta-feira (1º/9), a oficina de Inclusão Digital para pessoas idosas.
O objetivo do curso prático é proporcionar aos idosos conhecimento sobre a configuração de smartphones, como baixar aplicativos, uso de Whatsapp, Facebook, Google, Instagran, Youtube e Tik Tok, entre outras funções.
Além disso, contribuir para inclusão digital e social ao possibilitar mais contato com a família e amigos, como também manter a mente ativa e oferecer diversão.
A aluna Lourdes Vince da Silva, 76 anos, contou que está empenhada em aprender a mexer no celular. “Não sei usar o WhatsApp direito e estou me emprenhando para saber. A professora é nota dez e estou me divertindo também”, declarou.
A colega Natália dos Santos, 67 anos, também está encarando esse novo aprendizado. “Tenho muita dificuldade e resolvi ir à luta para poder me comunicar melhor com a família e os amigos”, afirmou.
O casal Francisco Lucas da Silva, 73 anos, e a esposa Maria Estefânia, 72 anos, decidiu enfrentar esse desafio juntos. “Hoje aprendemos a passar fotos pelo WhatsApp”, assegurou o marido.
A técnica em Informática responsável pelas aulas, Roberta Alessis Santana, explicou que o segredo para ministrar aulas para os idosos é a paciência. “A gente tem que respeitar o tempo deles, ir devagar para que possam memorizar os ensinamentos. Também gosto de trabalhar com essa faixa etária porque são muito carinhosos”, disse.
As inscrições para as oficinas de Inclusão Digital continuam abertas. Os interessados podem efetuar a inscrição da secretaria do Ciapi, Rua Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, e devem apresentar RG, Cartão SUS, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e comprovante de residência.
As turmas oferecidas são: segundas e quintas-feiras, das 8h às 9h ou das 10h às 11h; terças e quintas, das 8h às 9h ou das 11h às 12h; segundas e quartas das 8h às 9h, das 13h ou 14h, das 15h às 16h ou das 16h às 17h.
Inclusão Digital
A inclusão digital consiste em disponibilizar para todos os cidadãos, de modo igualitário, a oportunidade de ter acesso às tecnologias de informação e comunicação. A inclusão digital representa a democratização da tecnologia.
Serve para garantir que todas as pessoas, independente de idade, classe social, etnia, religião ou poder econômico, tenham condições de usufruir as potencialidades das ferramentas tecnológicas de comunicação e informação. Quando exploradas corretamente, podem ajudar a melhorar as condições de vida dos indivíduos.
Para que haja a inclusão digital é necessário ter acesso à internet e, principalmente, ter o domínio sobre as ferramentas da internet.
Todos os programas de inclusão digital devem visar, essencialmente, a formação e “alfabetização informática” de todas as pessoas, para que sejam aptas a extrair os benefícios do universo digital. A inclusão digital é fundamental para a inclusão social dos indivíduos.