A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, recolheu em torno de 254 kg de lixo na ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizado no último sábado (17).
A ação foi divida em 13 pontos de limpeza de norte a sul da cidade, que reuniu cerca de 250 participantes entre instituições, empresas e voluntários.
O mutirão resultou em 150 sacos de lixo completamente cheios de resíduos. O balanço da Secretaria de Meio Ambiente ainda apontou que 228 kg eram de rejeito e 26,3 kg era material reciclável.
Os itens mais recolhidos foram pontas de cigarro, plásticos em geral como garrafas pet, tampinhas e sacolas, latas, garrafas de vidros, máscaras faciais descartáveis e em alguns pontos específicos, como as margens de rios e encosta da Praia da Mococa, ainda foi recolhido restos de materiais de construção civil.
Todos os materiais recicláveis foram enviados para a Cooperativa Maranata, que se dispôs a fazer a triagem dos materiais e dar a destinação adequada. Os rejeitos foram enviados ao transbordo.
Para o secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, a colaboração de todos foi essencial para a realização da limpeza dos rios e praias, mas a quantidade de resíduos coletados ainda surpreende. “A conscientização ambiental deve ser trabalhada todos os dias para que cada vez menos lixos sejam descartados na natureza. O apoio que recebemos nesta ação foi fundamental, mas a nossa intenção é que a cada ano o número de coleta em limpezas assim diminua. Se ao invés de termos os lixos descartados nas praias nós tivéssemos eles destinados aos Ecopontos, certamente poderíamos reciclar muito mais”, disse.
Somente o material recolhido pelas equipes em parceria com a Prefeitura chegou a 254,3 kg. Esse valor, de acordo com representantes da Secretaria já é bastante elevado, no entanto quando se considera a ação de outros voluntários independentes, que também promoveram a ação alusiva, o número de resíduos pode ser ainda maior.
Por isso cabe destacar a importância e cuidado com o meio ambiente, bem como a consciência de descartar o lixo nos locais corretos para reduzir a poluição.