A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc) darão início às atividades do Núcleo de Educação e Conciliação Financeira (Nuecof) em novembro, com o objetivo de prevenir o superendividamento, promover a repactuação de dívidas e uso responsável do crédito. A iniciativa foi tema de uma reunião com representantes do Poder Judiciário, Prefeitura e de instituições financeiras do município realizada na última sexta-feira (16/9), na sede da Cejusc, no Jardim Primavera.
O encontro contou com a presença do magistrado do Juizado Especial Cível e Criminal (Jecrim) da Comarca de Caraguatatuba e responsável pelo Cejusc, Fábio Bernardes de Oliveira Filho; da secretária de Educação, Márcia Paiva; do chefe adjunto de Gabinete, Givanildo Nunes; do diretor do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, Aliex Moreira; e do coordenador dos cursos de Direito do Centro Universitário Módulo e da Faculdade São Sebastião, Marcelino Sato Matsuda; além dos gerentes dos Bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
“A lei do superendividamento traz no texto um viés de educação financeira”, explicou o juiz Fábio Bernardes.
O diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, disse que entre os dias 7 e 11 de novembro será realizada a Semana de Negociação e Conciliação de Dívidas. “O evento é o marco inicial do Núcleo de Educação e Conciliação Financeira. A Semana de Negociação e Conciliação de Dívidas terá palestras sobre educação financeira, bancos e grandes empresas do varejo, o consumidor terá chance de recuperar o crédito e voltar a comprar no comércio local”, destacou.