O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na terça-feira (6), 95 estudantes das unidades Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos e João Thimóteo do Rosário, participaram da solenidade realizada no Ciase Wilson Francisco Valente, no Sumaré.
A cerimônia contou com a participação das famílias dos estudantes, professores, membros das equipes gestoras, além da presença da secretária de Educação, Márcia Paiva, e do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti.
Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação. Ao todo, 11 unidades escolares do município estão participando.
A formatura ocorre após o ciclo de atividades que contempla quatro aulas temáticas, onde o instrutor desta edição, o agente Luber Castigliola da Silva desenvolveu com os estudantes os temas Pedestre – direitos e deveres; Ciclistas – direitos e deveres e Equipamentos de Segurança; além de explicar sobre a função de Agente de Trânsito e de esclarecer as dúvidas dos estudantes.
Outra importante atividade foi realizada no mês de junho, onde um grupo de alunos participou de uma blitz educativa em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro. Durante a blitz os agentes mirins chamavam a atenção quando viam alguma irregularidade ou infração de trânsito. A cada abordagem os motoristas recebiam de presente um desenho produzido pelos alunos durante as aulas do projeto.
Programa Trânsito Legal
Completando 19 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 25 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.