A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, recebeu nesta sexta-feira (23), o Chefe da Unidade Técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Litoral Norte, Hugo Américo Rubert Schaedler, junto do vice, Ivan Paulo Ortiz Pereira, para abordar ações colaborativas.
A reunião também teve o propósito de apresentar o novo secretário da pasta, Leandro de Oliveira Caetano, aos representantes do órgão estadual. Eles foram recepcionados na sede da Secretaria.
A conversa contou, ainda, com a presença do secretário adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira.
O objetivo foi fortalecer o apoio entre as instituições e alinhar ações ambientais. Um dos projetos abordados pelos agentes do IBAMA foi a possibilidade de organizar uma campanha de conscientização junto às escolas municipais para falar sobre o início da nidificação, isto é, o período em que os pássaros começam a fazer ninhos.
Com a chegada da primavera, os animais entram em fase de reprodução e é comum que aconteçam quedas frequentes de ninhos neste período. Por conta disso, muitas pessoas não sabem como proceder e acabam agindo de forma equivocada.
A campanha irá abordar justamente os procedimentos corretos que devem ser adotados quando a pessoa se deparar com um caso semelhante. A proposta é que a informação seja aplicada aos alunos do ensino público por meio de palestras.
Outro tópico levantado foi sobre a implantação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA em Caraguatatuba, que seria uma unidade responsável pelo manejo dos animais recolhidos durante ação fiscalizatória, de resgate ou entregues voluntariamente.
De acordo com o secretário, os projetos ainda serão avaliados e outras conversas serão necessárias para organizar as propostas e torná-las aplicáveis na prática, porém, esse contato foi importante para firmar a colaboração entre ambos os órgãos ambientais. “São ótimas ideias iniciais que serão estudadas pela nossa administração, mas a proposta é que essa parceria se torne uma realidade em breve e frutifique ainda mais. O contato foi importante para fortalecer e integrar as ações entre os as instituições que atuam em prol da causa ambiental”, disse Leandro Caetano.