A taxa de inscrição custa R$ 85 do concurso público para 1.000 vagas do cargo de técnico do seguro social do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) deve ser paga até esta sexta-feira (21/10). A remuneração inicial da função é de R$ 5.905,79.
Para exercer o cargo, é necessário possuir ensino médio ou técnico (equivalente) completos, com certificado expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) até a data da posse e ser maior de 18 anos, entre outros requisitos previstos no edital.
Das 1.000 vagas do certame, nove são destinadas às cidades abrangidas pela Gerência Executiva de Taubaté, incluindo as reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e negras. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) aplicará as provas objetivas no dia 27 de novembro, no período da tarde, na cidade da Gerência Executiva de escolha do candidato.
Os candidatos terão 3h30 para responder 120 itens de conhecimentos básicos e específicos, assinalando “certo” ou “errado” para cada uma das afirmações. O conteúdo programático da avaliação objetiva envolve Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público; Noções de Direito Constitucional, Administrativo e Informática; além dos conhecimentos específicos sobre seguridade social, legislação previdenciária, Regime Geral de Previdência Social (RGPS), empresa e empregador doméstico, Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma da Previdência), entre outros tópicos.
Após a 1ª etapa do concurso, os aprovados farão o curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, com 180 horas presenciais de duração. As inscrições ocorreram entre os dias 16 de setembro e 4 de outubro, no site do Cebraspe. Mais informações sobre o concurso público de técnico do seguro social do INSS estão no edital de abertura disponível no link https://www.cebraspe.org.br/concursos/INSS_22.