A Prefeitura de Caraguatatuba acompanhou a soltura de 50 aves reabilitadas que foram devolvidas à natureza no Sítio do Jacu, na Tabatinga, região norte. O local também funciona como um Centro Ecológico de Proteção Ambiental (CEEPAM).
O processo contou com a presença de representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, além da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e de moradores locais.
As aves, vítimas do tráfico ilegal, foram recolhidas durante apreensões da Polícia Militar Ambiental ou entregues voluntariamente. A reabilitação foi realizada no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCaS).
Dados levantados pelo CEEPAM apontam que a cada 10 aves retiradas da natureza, somente uma sobrevive. Isso pode significar que as 50 aves foram libertas, mas é provável que outras 450 morreram durante o tráfico e comércio ilegal.
Após reabilitação, o Sítio do Jacu foi o escolhido para a soltura, pois trata-se de uma área preparada e habilitada para essa devolução. A mata nativa é protegida há mais de 30 anos e diversas árvores frutíferas foram plantadas para garantir a alimentação e adaptação das aves.
Na ocasião, também estiveram presentes dois observadores de aves originários da África do Sul e da Escócia que estão visitando o Litoral Norte, além de agentes da Polícia Militar Ambiental. Os moradores do bairro também foram convidados juntamente com crianças, para acompanhar todo o processo de soltura.