A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, informa que o governo federal prorrogou por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico).
A revisão dos dados é necessária para evitar a suspensão ou o cancelamento de benefícios, como por exemplo, o Auxílio Brasil.
O Ministério da Cidadania revisa o perfil dos beneficiários todo mês e, por isso, é importante a atualização dos dados.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania registrou até o dia 30 de setembro 9.529 cadastros no CadÚnico. Além disso, a secretaria realiza atualizações, recadastro e transferências periodicamente.
As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Contudo, se ocorrer uma mudança de endereço, nascimento ou morte de um novo membro e alteração na renda, é necessário realizar a atualização imediatamente.
Além disso, é por meio desta plataforma que o governo libera outros benefícios, como o vale gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social.
Confira o passo a passo para atualizar o CadÚnico:
– Acesse o app ou site do CadÚnico;
– Faça seu login com seu CPF e senha cadastrada no Gov.br;
– Em seguida, clique na opção “Atualização cadastral”;
– Informe os dados pessoais do titular do benefício e seus dependentes;
– Atualize as informações que achar necessário;
– Por fim, confirme e finalize.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania informa ainda que, para os beneficiários que encontrarem dificuldade de acessar o app do CadÚnico, podem solicitar a atualização via 156 da Prefeitura de Caraguatatuba. Importante salientar que só deve procurar atendimento quem estiver com prazo vencido.