O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta quinta-feira (24) com pescadores do Porto Novo, para uma visita às obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê.
A ocasião também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro de Oliveira Caetano, e secretário de Obras Públicas, Leandro Borella. Em torno de 10 pescadores estiveram presentes.
O objetivo foi apresentar a obra e explicar os benefícios do empreendimento tanto para a cidade como à comunidade pesqueira, a qual utiliza o rio para transporte e de subsistência. Ainda foi importante para a troca de informações e sanar as dúvidas quanto ao projeto.
A data do encontro também foi escolhida para celebrar o Dia do Rio, ocasião que enaltece esse ecossistema e busca conscientizar para a preservação e proteção dos recursos naturais.
Para o prefeito Aguilar Junior, é importante manter o envolvimento dos pescadores na obra do enrocamento. “Estamos pensando na melhoria da nossa cidade, mas sem perder a essência e a cultura caiçara”, disse.
O Rio Juqueriquerê é um dos principais redutos de água doce do Litoral Norte e o maior rio navegável da região. Com 13 km de extensão, suas águas desembocam na praia das Flexeiras.
O local abriga muitas famílias de pescadores que cresceram e desenvolveram suas atividades, utilizando o espaço para lazer e trabalho. Ainda é possível encontrar pescadores artesanais em pequenos barcos.
A proposta da obra é, principalmente, melhorar a drenagem na cidade, bem como as condições de navegabilidade intervindo no local de encontro das águas com o mar, por meio da construção de dois molhes (muros de pedras).