A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promove uma semana de descontração em alusão a Copa do Mundo, no Qatar.
A ação conta com a parceria da Casa de Acolhimento Popular – CATEP/SOSANED e Restitui. As duas instituições que realizam o acolhimento de população de rua, exclusivamente nesta semana, competem entre a melhor decoração com o tema da Copa do Mundo. Os materiais utilizados pelas casas foram totalmente recicláveis, evolvendo os acolhidos presentes nos locais.
As Casas de Acolhimento que participam são a feminina (Canta Galo) e a masculina (Porto Novo). O acolhimento se dá através de encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) ou através da equipe de abordagem social, que todos os dias percorre as ruas das 9h às 21h.
O objetivo da ação é despertar nos acolhidos o trabalho em conjunto, a competitividade, o espírito esportivo e participativo, além de salientar a importância e principalmente o pertencimento ao acontecimento da ‘Copa do Mundo’.
“É uma forma de inserção na sociedade. Ao promovermos esse tipo de ação, conseguimos mostrar os acontecimentos no mundo e ao redor dos acolhidos. Eles acabam participando efetivamente e entendendo que também fazem parte da sociedade”, disse Mariana Cestari, Assessora de Governança da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) está localizado na Rua Senador Feijó, no bairro Poiares. O telefone é o (12) 3886-2960.